O marketing no setor Turismo: realizando sonhos

Abr 03, 2024

Viajar, conhecer o mundo, viver aventuras, explorar novidades. Todo mundo tem um pouco disso. Em grau maior ou menor, viajar fazer parte das realizações das pessoas.

No mundo do turismo, hoje a competição está cada vez maior. Isso porque a internet facilitou que as pessoas encontrem e comprem passeios, passagens e hospedagens. Viajar ficou fácil, basta um clique.

Embora essas facilidades tenham vindo para ficar, muitas pessoas não tem tempo ou habilidades para encontrar e efetuar suas compras. São muitas ofertas, uma diversidade de sites pouco confiáveis e detalhes que só quem já fez muitas viagens é capaz de saber. Por isso, as agências de viagens ainda são fundamentais.

Mas há uma questão: como o usuário vai encontrar a sua agência, confiar nos seus serviços e entregar um sonho nas suas mãos? A resposta é uma só: marketing digital bem feito. E para fazer um marketing bem feito nesse universo amplo que é internet, é preciso seguir passos muito importantes.

O primeiro é conhecer o seu PÚBLICO. Definir a persona que você quer atingir, afinal você não vai conseguir conquistar todo mundo, porque as pessoas são muito diferentes. Então defina o seu comprador ideal, estude seu comportamento, desejos, demandas para oferecer a melhor solução a ele.

Depois deste primeiro passo, o foco é proporcionar a melhor experiência para o seu público. Se o seu público são pessoas românticas que desejam viagens inesquecíveis, cheias de surpresas suaves e cheias de amor, mãos à obra.

Vamos usar um exemplo: viagem para Paris. Só que qualquer agência pode vender um pacote para Paris. Então isso não basta. Você vai precisar criar diferenciais. Pode ser preço, facilidades, lugares secretos para conhecer na cidade. E depois desse planejamento, então entra o marketing digital.

Vamos começar do início para vender tais viagens românticas e inesquecíveis para casais apaixonados:

  1. Invista em um bom site

O site é identidade online da sua empresa, onde ele vai encontrar seus valores, suas propostas e não menos importante: uma experiência digital agradável e fácil. Para isso, você precisar ter DESIGN. É necessário ser agradável, intuitivo, responsivo (desde 2017, o uso dos celulares para navegar em sites tem superado o computador). Você também precisa pensar em conversão: o seu site precisa levar o usuário em direção à compra.

  1. Tenha um blog no seu site

Assim a sua agência terá uma espécie de revista digital, onde você pode criar notícias que encham o usuário de desejo, outras que educam ele e ainda outras que possam direcionar os visitantes para a compra.

  1. Não esqueça de ser relevante no conteúdo

Não basta ter um site, um blog e nenhum conteúdo relevante. As pessoas estão o tempo todo procurando respostas na internet e se as suas forem criativas e relevantes, é lá que eles irão, criando uma relação de confiança e encantamento.

  1. Quem não adora promoção?

Pense nisso, crie. Promoções são sempre um bom incentivo para fazer uma viagem. Crie pacotes únicos, forma de pagar que não são usuais, ofereça oportunidades exclusivas.

  1. Paisagem é tudo

Não esqueça de ser visual. Fotos, vídeos de lugares incríveis chamam os olhos. Abuse disso no site, no blog, nas redes sociais.

  1. Use as redes

Hoje em dia, redes sociais são grandes aliadas para criar desejo, engajamento e até efetuar vendas. Mas verifique em quais redes o seu público está e quais também atendem às necessidades do seu produto. Se viajar é visual, procure redes que proporcionem essa vitrine.

Além disso, os canais de atendimento das redes têm funcionado muito bem, permitindo maior proximidade entre marcas e consumidores.

  1. E-mail marketing funciona

Sabe por quê? 92% dos adultos online ainda usam e-mail. E é uma oportunidade ótima para ter um relacionamento direto com seus clientes e potenciais clientes. Diferente das redes sociais, onde dependemos do algoritmo para chegar até as pessoas e na busca online, precisamos de esforços de SEO, o e-mail chega até a caixa de entrada do usuário de uma forma fácil, mas precisa ter um Subject atraente para ser aberto, não esqueça.

Uma dica: não compre lista de e-mail. Usuário nenhum gosta de ter a sua caixa invadida sem autorização. Em vez disso, estimule ele a se inscrever no seu site, pode ser numa pop up e ofereça benefícios em troca.

Para agências de viagem, existem dois tipos estratégicos de e-mail a serem usados: as newsletters e os e-mails de ofertas. Com as newsletters é possível estabelecer um relacionamento e os e-mails de ofertas podem efetuar vendas imediatas.

  1. Retargeting e remarketing

Você já deve ter se deparado com um anúncio sobre algo que estava pesquisando a pouco na internet, lá no Facebbok, por exemplo. Isso é retargeting ou remarketing. Funciona assim: é possível “marcar” os usuários que pesquisaram um termo ou entraram em um site para, posteriormente, mostrar anúncios relacionados. Tal ação possibilita que pessoas já interessadas no que você tem a oferecer vejam seu produto em meio a outras informações. Mas faça de forma inteligente: seja estratégico no conteúdo, mostre ofertas irrecusáveis.

  1. Avaliações e reviews

No segmento viagem, avaliações são importantíssimas, pois você está vendendo experiências, talvez a concretização de um sonho. E é muito comum o seu público procurar opiniões de outras pessoas para avaliar a qualidade do seu serviço ou produto.

  1. Chatbots

O futuro está aí apontando para o uso dos chatbots no relacionamento e atendimento ao cliente. Considere usá-los para responder dúvidas, encaminhar seu cliente para páginas estratégicas e muitas outras possibilidades.

Depois de todas essas dicas, só temos uma coisa a dizer: somos experts no segmento e estamos de mapas abertos para explorar o melhor do marketing digital do seu negócio de turismo. Afinal, a gente faz isso há 20 anos.