O Marketing Jurídico e suas singularidades

Fev 01, 2024

O marketing jurídico tem uma diferença relevante do markenting tradicional: ele está calcado em regulamentações e especificidades que o tornam mais complexo e desafiador, enquanto o tradicional está apenas focado em promover serviços e atrair clientes.

Este conjunto rigoroso de regulamentações determina como se pode divulgar produtos e serviços, o que implica em restrições específicas em relação à vários itens do marketing.

A privacidade e a confidencialidade existente no marketing jurídico também o diferencia do tradicional e um ponto muito importante desse marketing é a ética profissional. Deve-se evitar práticas que possam enganar consumidores, sensacionalismos, mantendo a divulgação dos serviços alinhada com os valores e a integridade da profissão jurídica.

O marketing jurídico tende a se destacar através de rankings e reconhecimento de escritórios e advogados, publicações renomadas que, com base em critérios rigorosos, avalia qualidade, complexidade dos casos e feedback dos clientes.

Outro ponto é a especialização e foco em nichos de mercado. Muitos escritórios de advocacia decidem onde irão atuar, e assim se tornam focados em determinados segmento e tipos de cliente.

Ou seja, o marketing jurídico é diferente do que vemos no dia-a-dia. Por isso, escritórios focados nesse nicho precisam deixar clara a sua proposta, mostrando suas especialidades e competências na área.