Volta às aulas reinventadas por novas estratégias de marketing

Mar 04, 2024

Atualmente, no setor de material escolar, as coisas mudaram e a temporada de regressar à escola virou um segundo Natal, só que com prsentes necessários (ou nem tanto) para aprender. É assim que muitos varejistas desbravaram sua comunicação, criando desejo em suas prateleiras.

Foram adotadas estratégias omnichannel, já que os consumidores mudaram, então o setor também teve que entrar em uma nova dinâmica. As redes sociais foram inundadas com ofertas e materiais escolares cheios de bossa, buscando uma audiência mais ampla e um jogo forte de concorrência. Tais estratégias foram criadas buscando um crescimento no faturamento, principalmente no universo online, além de uma possibilidade de boa performance para pequenos e médios lojistas.

Só nos primeiros dias de 2024, um levantamento feito pela Nuvemshop, mostrou que os empreendedores que utilizam a plataforma, faturaram 1,4 milhões de Reais nos primeiros dias de janeiro, significando um crescimento de 8% em relação à janeiro de 2023.

Mas as estratégias não ficaram só no online. Muitas empresas investiram em comunicações nas gôndolas, com promotores de vendas trabalhando arduamente.

Porém, já sabemos que as redes sociais trouxeram uma mudança significativa na dinâmica de divulgação e promoção. Instagram, Facebook e Youtube se tornaram vitrines e ofereceram, também, conteúdos envolventes com a utilização de influenciadores digitais.

Youtubers são parceiros de marcas de materiais escolares, alguns tem linhas com o seu nome ou rosto. E isso tem funcionado muito bem, pois eles criam uma conexão direta com as crianças, mesmo que antigamente personagens, desenhos animados, eram mais fortes do que pessoas. Agora pessoas competem com animações.

Concluindo, o volta à aulas já virou uma experiência que ultrapassa uma simples lista de materiais. E o marketing tem papel fundamental na construção dessas histórias capazes de encantar crianças e adolescentes e até pais e mães.