Você sabe o que é Social Commerce?

Out 02, 2023

A estratégia que combina as redes sociais com o comércio eletrônico chama-se Social Commerce. Isso significa que as empresas podem vender seus produtos diretamente nas plataformas sociais – o que facilita o processo de venda.

Esta evolução do e-commerce que utiliza as redes sociais como uma plataforma adicional para realizar transações comerciais tem agilizado o processo, se utilizando do engajamento e da interatividade que acontecem. Assim o cliente pode comprar sem sair do “clima” da rede social. Não é necessário que ele vá até o site. Trata-se de uma experiência muito mais fluida, com taxas altas de conversão.

E a explosão deste tipo de comércio deu início agora. A união da pandemia com a popularização das redes são dois fatores importantes. Mas a evolução da tecnologia dos smartphones também facilitou este sucesso, além da mudança do comportamento do consumidor que passam muito do seu tempo nas redes sociais. Por isso, essa estratégia, se adotada, traz muitos resultados positivos.

Mas o Social Commerce não é só postar fotos de produtos em suas redes sociais. Existem táticas e ferramentas. Veja:


1. Vendas Diretas – você vende direto dos posts.
2. Chatbots e Atendimento ao Cliente -  é possível responder a perguntas, ajudar os clientes a escolher produtos e até finalizar compras em tempo real.
3. Uso de Influenciadores Digitais – eles aumentam a visibilidade da marca e podem gerar mais confiança.
4. Anúncios Dinâmicos e Segmentação - as plataformas de mídia social tem ferramentas robustas de segmentação e anúncios dinâmicos que funcionam com base no comportamento do usuário.
5. Integração com Plataformas de E-commerce – é preciso integrar a rede com a sua plataforma de e-commerce para que os preços e outros detalhes estejam sempre atualizados.
6. Pagamentos Simplificados – isso aumenta muito as taxas de conversão: fazer o pagamento em um clique.

Mas qual é a plataforma onde o Social Commerce funciona bem? O Instagram é o líder, pois tem os recursos Instagram Shopping e Checkout, além da interface ter um visual atraente e a base de usuários é muito engajada. Muitas empresas e criadores de conteúdo utilizam ferramentas como Manychat para entregar links patrocinados diretamente na caixa de mensagens.

E para implementar o Social Commerce em seu negócio é preciso planejamento estratégico e boa execução. É necessário definir seus objetivos, identificar seu público, escolher os produtos certos e também ter sua parceria em marketing digital para pensar bem e implementar o que funciona.