Você quer criar um clube de assinatura?

Ago 10, 2022

O modelo de negócio de clube de assinatura é responsável por movimentar a economia no país. Mas não são novidade - eles existem desde antes da internet, como revistas e jornais. Mas a novidade é que virou tendência nos últimos anos.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) provam que clubes de assinatura movimentam mais de 1 bilhão por ano no Brasil. Quatro em cada cinco empresas com planos de assinatura seguiram crescendo; e isso aconteceu durante a pandemia, coisa que não se pensava. Então, como virou tendência, vamos passar dicas para você montar um clube de assinatura no negócio virtual.

1. O seu produto funciona junto a este modelo de negócio?
Faça, antes de qualquer coisa, esta pergunta. Se a resposta for que ele pode ser entregue periodicamente ao seu público, significa que funciona. Depois disso, é necessário analisar que diferencial o produto pode oferecer. É muito importante ter algo novo a oferecer para que o consumidor seja um assinante. O cliente precisa enxergar um benefício para fazer a assinatura, mesmo que seja algo simples, como melhor preço.


2. Você tem processos para o pagamento recorrente?
Você precisa definir padrões e processos para garantir total controle do pagamento. O ideal é ter planos e preços diferenciados para oferecer aos clientes. E não esqueça de “inserir” no valor da assinatura, gastos extras que possam desanimar o consumidor. O frete é um bom exemplo.


3. Cobranças recorrentes: facilite
É sempre bom dar opções de datas e formas de pagamento ao seu cliente. Existem plataformas para gerenciar tudo isso e cuidar de situações de inadimplência, emissão de notas fiscais e boletos. 


4. A logística do processo
É muito importante que a logística funcione para que o assinante não receba seus produtos com atraso. O ideal é que você tenha muitas opções de fornecedores para gerenciar qualquer problema com o fornecedor principal.


5. Previsibilidade do fluxo de caixa
Nós sabemos que é um desafio, mas nos primeiros meses é preciso abrir mão da margem de lucro. Na média, o cliente precisa ficar pelo menos seis meses para você lucrar. Então invista em sua permanência.