Uma história real em um livro que acaba de nascer

Out 24, 2023

Nem só de marketing digital vive quem trabalha na Millenium. A Christine Gerbauld, uma das sócias da agência, também é ilustradora e cartunista. E ela criou a Crica - alter ego da artista.

Crica nasceu do bullying em 1995 e ganhou vida em pequenos pedaços de papéis na escola em que estudava. Depois foi para as redes sociais, onde começou a fazer sucesso. E agora nasce em seu primeiro livro Crica & Kiki – Uma história Real.

O livro conta sobre o nascimento da personagem através de ilustrações e um texto criado pela poeta Claudia Schroeder, que ouviu a história e deu voz à Crica.

O assunto do livro é muito importante, pois é uma realidade em escolas, famílias e grupos de crianças e adolescentes até hoje. Mas a Crica ensina a aprender a sorrir mesmo diante dessas dificuldades, pois ela descobre que é sempre possível transformar um mundo cinza em um dia-a-dia cheio de cor.

Porque a Christine criou a Crica? Ela diz: “Na escola eu sofria muito bullying. Era tímida e também enfrentava problemas de crescimento, pois aos 15 anos tinha corpo de 9. Foram muitas agressões. Situações pesadas, ruins. Meu espaço de cura foi desenhar. Em 1995, criei a Crica, meu alter ego, minha 'pessoinha'. Podia fazer ela viver milhares de coisas e comecei a aprender com ela, a rir das coisas. Quando comecei a rir de verdade a vida se tornou muito mais leve e comecei a melhorar da minha quase depressão”.

Ela também conta como foi que tudo começou: “Chamo a Crica hoje de 'entidade', pois tem vida própria. Eu comecei a desenhar e a pendurar meus desenhos e cartuns nas paredes da escola sem revelar a autoria. As pessoas chegavam pela manhã e diziam que cartum é esse? Gostei. E pediam mais desenhos. Larguei a vida da cartunista misteriosa e me revelei e foi muito bom."

Para aprofundar o conhecimento nas artes do desenho, Christine foi estudar na França e decidiu que seu projeto de encerramento de curso de artes seria justamente: Crica e Kiki. O trabalho de conclusão recebeu menção honrosa do Ministério da Cultura Francês.

Em 2019, a artista decidiu desarquivar toda a jornada de Crica, que ganhou a companhia da cachorra Kiki, da gatinha Kitty e da aranha Filó. Personagens que ocuparam divertidamente um canal no Instagram e tudo foi crescendo.

O primeiro e grande objetivo de Christine com a Crica, é combater o bullying através do desenho, que ela sabe que pode mudar profundamente a vida de uma pessoa.

Para ter um livro da Crica, você pode comprar no site da editora ou na Amazon.

www.cincogatas.com.br

crédito foto da autora: Letícia Remião