O usuário em primeiro lugar

Dez 02, 2020

Sempre que o Google faz uma nova atualização, saímos da nossa zona de conforto. Nós, profissionais de SEO, precisamos nos readaptar. Isso porque quando o algoritmo muda, o Google fica mais esperto. E se não formos tão espertos quanto ele, sites podem perder tráfego orgânico porque deixam de aparecer nas primeiras posições na hora da busca.

E o Google já anunciou mudanças que serão aplicadas em 2021. Assim podemos todos nos preparar para as mudanças que acontecerão.

O maior objetivo da ferramenta de buscas do Google é entregar aos usuários o que eles estão procurando. As técnicas de SEO servem para ajudar seu site a aparecer em boa posição, facilitando a vida do usuário.

A última atualização do Google com foco no usuário foi o update BERT. E agora, com a atualização anunciada para 2021, o algoritmo vai começar a analisar a experiência dos usuários dentro das suas páginas. O que isso significa? Significa que você precisa corrigir ou aprimorar seu UX (User Experience).

Para 2021, o Google anunciou também que páginas AMP (estrutura HTML de código aberto) não serão mais um fator determinante para o ranqueamento nas “top stories”. E além disso, vai acontecer o “Core Web Vitals” - três métricas essenciais para qualquer site ranquear nos primeiros resultados. Ou seja, em breve teremos o conjunto completo de métricas que permite ao algorítimo analisar a página todinha, desde aspectos técnicos até a experiência do usuário.

E lembre-se: a tecnologia está sempre dando um passo a frente e o aumento da concorrência nos anúncios pagos é fato. Por isso, as estratégias SEO são a principal ferramenta para construir um bom tráfego.

Então, fique de olho nestas novas mudanças para 2021 e olhe para o seu usuário. Se coloque no lugar dele e pense quais as suas reais necessidades ao entrar no seu site. Porque não basta ter o melhor código e backlinks aos montes, o Google vai colocar holofotes nos sites com as melhores experiências, naqueles que não apresentam falhas e são prazerosos de navegar. Para isso, lembre: estamos aqui com as melhores soluções para a sua empresa.