Reels do Instagram: descubra

Mai 02, 2022

Você sabe o que são os Reels do Instagram? São um formato de vídeos curtos que podem combinar áudio, imagens, textos e efeitos visuais. Eles podem ser vistos no feed, nos Stories e em uma aba dedicada ao formato. Eles foram criados pela rede para que o usuário possa divertir e entreter seus seguidores.

Agora vamos a maiores detalhes da origem do Reels: a ferramenta foi claramente inspirada no TikTok. Muitos dizem que ela foi copiada.  Isso porque o Tik Tok estava chmando muita gente para a rede, por isso ele foi analisado. Descobriu0se que o público gosta de conteúdos curtos, divertidos e de linguagem acessível.

Os Reels podem ter até 60 segundos de duração e são estratégicos para o Instagram (em 2021 foi utrapassado pelo Tik Tok e número de usuários). O curioso é que o reels aparece para quem não segue contas – isso com base nos interesses do usuário – até no próprio feed.

E com tanta audiência, empresas têm aproveitado os Reels para se aproximar de seus seguidores. Mas não basta fazer Reels de qualquer jeito sem pensar. Então siga estas dicas:

 

1. PLANEJAMENTO

Antes de criar o seu primeiro Reels, é preciso pensar na estratégia: analisar o público-alvo e o seu mercado de atuação. É preciso atender às necessidades de quem você quer atingir. Os temas podem ser os que você já aposta, mas é preciso adaptar ao formato. Então é preciso planejar os conteúdos e ser constante. Mas preste a atenção: seja flexível, pois o Reels, assim como o TikTok, se baseia muito nas trends do momento.

 

2. AS DIMENSÕES

Os Reels são feitos para serem vistos de maneira vertical, em tela cheia e pelo celular. Então é preciso fazer os vídeos na proporção certa. para facilitar, você pode gravar e editar direto pelo smartphone.

 

3. SEJA ORIGINAL 

O Instagram fixa de olho em conteúdos originais, pois o algoritmo da rede social privilegia materiais feitos exclusivamente para a rede. Por exemplo: publicar vídeos com a marca d’água do TikTok pode reduzir o alcance. E para resultados melhores, é indicado adicionar legendas e áudios diretos pelo Instagram.

 

4. O ALGORITMO

A aba Reels é feita de conteúdos sugeridos para os usuários. O seu algoritmo favorece conteúdos com engajamento (comentários, curtidas e compartilhamentos), aqueles que usam efeitos visuais e que estão nas dimensões certas, além dos que usam os áudios da biblioteca do Instagram.

 

5. LEGENDAS

A maioria das pessoas assiste aos Reels sem áudio. Adicionar legendas é uma maneira de facilitar o consumo dos seus Reels, e ainda os torna acessíveis para pessoas com deficiência auditiva.

 

6. TENDÊNCIAS

Importante ficar de olho nas trends. Elas podem surgir no TikTok e migrar para o Instagram. Se você viu uma mesma música, áudio, dancinha ou outro conteúdo que tem se repetido, preste a atenção. Aqui a ideia é, em vez de ser diferente, fazer algo igual. Mas é muito importante ver se aquilo faz sentido para o seu negócio.

 

7. O CALL-TO-ACTION

Nunca esqueça seus objetivos de negócio. Inclua sempre um Call-to-Action (CTA ou chamada para ação). No Instagram, um exemplo é chamar as pessoas para clicarem no link da bio.

 

8. HASHTAGS

Incluir s hashtags é um caminho para fazer o Instagram entender seu conteúdo e mostrá-lo para audiências que podem se interessar.

 

9. RESULTADOS

É preciso acessar os insights dos Reels para ver o número de plays, curtidas, comentários, compartilhamentos, contas alcançadas e saves. Faça essa análise e entenda quais dos seus conteúdos estão fazendo mais sucesso.

 

10. ANÚNCIOS

A boa notícia é que também é possível anunciar nos Reels para audiências segmentadas. Os seus anúncios aparecem entre os vídeos dos Reels, em um formato semelhante aos dos anúncios nos Stories.

Então agora que você conheceu estas dicas, comece a aplica-las. E qualquer dúvida, ou se precisar de ajuda, conte com a gente.