Para 2024, o marketing de influência estará em alta

Dez 15, 2023

Segundo a pesquisa Dados e insights de Influencer Marketing, o marketing de influência é uma estratégia que deve continuar crescendo no ano que vem. A pesquisa foi feita com influenciadores, agências, assessores e marcas.

A pesquisa apontou, também, para o fato de que o marketing de influência é capaz de resolver problemas que outras ações não conseguem, como o Google Ads. E a humanização e a confiança do público-alvo são alguns fatores que o influenciador consegue atingir.

Segundo o estudo, há uma maior frequência de contratação de influenciadores pequenos, clamados de micro e meso (eles têm entre 10 mil e 500 mil seguidores), até porque os influenciadores maiores cobram valores mais altos, além de que a taxa de engajamento de perfis menores é maior.

Mas é importante buscar o influenciador ideal e que gere bons resultados. Na pesquisa também há a busca por aqueles que facilitam a coleta de métricas.

Das marcas que contratam influenciadores, a maioria respondeu que utilizaram personalidades em todos os meses de 2023. Já em 2022, era muito menos meses, então a contratação de influenciadores está mais recorrente.

A pesquisa também apontou uma variedade de influenciadores contratados por uma só marca. São 6 a 10 perfis de influencers para cada empresa. Essas contratações acontecem meio a meio por agências especializadas e diretamente com os influenciadores.

O marketing de influência já esteve em alta em 2022. 72% das entrevistadas investiram nessa estratégia pelos seguintes motivos: awareness, branding, conversão entre vendas, downloads e cliques. E em 2023, 82% das agências aumentaram seus investimentos.

E como funciona para os influenciadores? Do que depende o sim ou não para fazer o trabalho? Segundo a pesquisa, 60% dos influenciadores levam em conta a afinidade com a marca. Alguns também falam da liberdade para criar conteúdo.

A rede coringa de influenciadores ainda é o Instagram, por ser a melhor plataforma em algoritmos. Mas os anunciantes também estão no TikTok, com 60% e o Youtube aparece com 41%.

A maioria dos assessores fazem parte de agência e então contratam as personalidades. Eles trabalham junto à produção de conteúdo e muitos acompanham tudo para que o resultado seja o esperado. E a sua grande maioria negocia valores e entregas para firmar uma parceria.

E então? Como está o seu planejamento com influenciadores para 2024?