O Phygital é real

Fev 15, 2022

Phygital é a união do mundo digital e o físico na criação de novas experiências de relacionamento e consumo.  É a tecnologia junto ao comportamento do consumidor no ponto de venda com o atendimento, promovendo maior engajamento.

Isso porque o mundo físico e o mundo digital estão cada dia mais misturados.  Existe agora um novo mundo real que não diferencia o digital do físico. Então torna-se urgente compreender essa nova dinâmica para adaptar operações e processos no seu negócio.

Então vamos aos principais tópicos deste assunto:

O que é exatemente o phygital?

O nome vem do físico (physical, em inglês) com a união ao digital. É a fusão entre essas duas dimensões - nossas experiências precisam estar em ambos lugares, sem divergências. Um simples exemplo de phydigital é fazer um pix para alguém e logo mais sacar dinheiro num caixa eletrônico. Outro é fazer uma foto e publicá-la nas redes sociais e logo mais, imprimir esta mesma foto em uma gráfica para colocá-la em um porta-retrato.

Hoje, pela perspectiva do cliente, é impensável ter que realizar uma ação em um canal específico, não se pode ter um só caminho. Por isso, é importante que as empresas estejam preparadas e ofereçam ao cliente alternativas práticas e intuitivas.

Mas quem é o consumidor phygital?

Diferente do que se pode pensar, o phydigital não está restrito aos jovens das gerações Millenial e Z. Pesquisas indicam que 73% das pessoas usam uma variedade de canais: as gerações anteriores já se adaptaram ao consumo phydigital e utilizam diferentes meios para se informar, pesquisar e realizar uma compra.

O cliente deseja ter todas as facilidades da tecnologia. Ele está mais consciente, mais exigente: além de um bom produto, ele quer uma experiência satisfatória.

Aprimorando a experiência do consumidor

Outro conceito ligado ao phydigital é o omnichannel, em que todos os canais de contato do consumidor com a empresa estão interligados, o que é o ideal. O cliente deve ter suas necessidades atendidas com qualquer canal, de forma integrada e sem desconexão do atendimento online para a loja física, por exemplo.

Por isso, a análise de dados, por exemplo, pode ser uma aliada para suas estratégias estratégias de marketing e vendas. É preciso escolher as tecnologias para implementar uma experiência phygital de acordo com o consumidor e o seu negócio. Mas algumas são capazes de oferecer um universo de possibilidades. Ex.:

  1. Inteligência Artificial: permite a análise e compreensão de padrões de comportamento e consumo, previsão de tendências e adaptação de respostas a situações e necessidades específicas.
  2. Internet das Coisas: a IoT ("internet das coisas") é a forma mais direta de se criar uma experiência phygital de forma fluida e dinâmica, pois conecta itens do mundo físico ao digital.
  3. Realidade Aumentada: uma intereração que vai do mundo físico ao digital: um adesivo com QR Code, por exemplo, na vitrine de uma loja para visualizar o catálogo sem entrar nela.
  4. Reconhecimento Facial: pode proporcionar uma experiência simplificada, rápida e segura para o usuário.
  5. Wearables: esses acessórios inteligentes integrados ao vestuário podem coletar dados a serem compartilhados com o usuário. Ex: este sistema a um solado de um tênis que avisa o desgaste do mesmo.

Mas como promover uma estratégia phygital na sua empresa?

Se a cultura da empresa não está de acordo com as estratégias de transformação digital, isso não será possível. É preciso promover a cultura do Digital First, com o foco no cliente, para que os profissionais compreendam a importância dessa mudança.

O segundo ponto é a infraestrutura de TI disponível na empresa: é preciso ter equipamentos atualizados, modernos e adequados para as equipes. Para isso, fique de olho na inovação tecnológica. O investimento em novas soluções é muito importante.

Então, se você ainda não investiu um pouco do seu tempo em pensar se o phydigital está presente no seu negócio, comece já. E conte com a gente no que você precisar.