O horário e sua influência na visualização de vídeos no YouTube

Set 12, 2023

É fato que o horário tem influência no sucesso das visualizações de vídeos nesta plataforma. Porém, não existe um melhor horário para todas empresas ou qualquer tipo de vídeo. Tudo depende do seu negócio e como se comporta o seu público.

Então é preciso observar, usar suas pesquisas, considerar onde está o seu público para programar devidamente suas postagens.

Para começar, é preciso que você saiba que a plataforma prioriza a experiência de quem assiste aos vídeos. Então o sucesso em visualizações depende mais do conteúdo e de como você otimiza as suas postagens. Mas, se você colocar no momento certo a sua publicação no ar, pode haver um efeito bola de neve em visualizações.

Vamos a um exemplo: você já percebeu que o seu público visualiza suas postagens quando você publica ao meio-dia, que é o horário que eles estão mais propensos a acessarem o YouTube. Por causa desse momento, algumas dezenas de pessoas a mais assistem ao seu vídeo e algumas delas ainda dão like. Isso “avisa” ao YouTube que vale a pena compartilhar seu vídeo e então a plataforma expande o alcance de sua postagem.

Ou seja: a hora e o dia que você escolhe para postar vídeos no YouTube também podem ter um efeito positivo no seu sucesso.

Outra questão é que os horários do YouTube são diferentes de outras redes sociais. Isso porque a duração média de um vídeo no YouTube é mais de 10 minutos, o que não acontece no Instagram e Tik Tok. Ou seja: a maioria das pessoas assiste a vídeos mais longos quando tem mais tempo.

Outro ponto é que o algoritmo do YouTube leva um pouco mais de tempo para indexar o seu vídeo – o que é diferente das postagens do Instagram que aparecem instantaneamente. Por isso, pense em publicar algumas horas antes do pico da visualização.

Sobre horários, há pesquisas que apontam que o YouTube é muito mais acessado fora do horário normal de trabalho. Aqui você pode ver os melhores “horários médios” a cada dia da semana:

De Segunda-feira a Sexta-feira: 14h às 16h

Sábados e Domingos: 9h às 11h

Como já dissemos, esses tempos de postagens são dicas para dar ao algoritmo do YouTube algumas horas para indexar um vídeo. Exemplo:  um vídeo postado às 15h tem como alvo os espectadores às 17h.

Pode-se considerar que a audiência do YouTube segue as tendências de assistir TV (o horário nobre tradicional).

Segundo a maioria das marcas e editores, o início da semana e o início do dia são os piores horários para publicar no YouTube porque as pessoas estão focadas no trabalho e na escola. Mas se você publicar um conteúdo educacional, por exemplo, ele poderá ser acessado exatamente nesses momentos. Por isso, olhar para o público é importantíssimo.

E tem ainda a demografia que se deve considerar, como idade e ocupação. Tente imaginar como é a vida do seu espectador para definir seus horários e dias. 

Mas ainda nem falamos sobre o tipo de conteúdo. A mesma pessoa pode ver diversos vídeos de assuntos distintos em horários diferentes. Se sou um advogado e busco vídeos sobre o assunto, talvez eu acesse o YouTube durante o horário comercial normal. Mas se este advogado está querendo começar um exercício físico, talvez procurará este tipo de vídeo ao chegar em casa.

E melhor de tudo é que você tem acesso a todos os dados que você precisar, pois o YouTube informa quando as pessoas assistem. Analisando os dados de seus primeiros vídeos, você já terá uma direção.