O futuro do marketing de influenciadores

Mar 15, 2023

Na América Latina, a publicidade digital cresceu muito. E este fator está relacionado ao Marketing de Influência.

As lojas online não param de surgir, mas os consumidores tem procurado outros meios para ver a aparência de um produto. Aí que entram os influenciadores - esses usuários do Instagram com seguidores fiéis viram uma oportunidade de entrar no jogo.

Estes chamados nano-influenciadores, no ano de 2020 compunham a grande maioria. Em segundo lugar temos os microinfluenciadores, representando 3,7% do segmento. Existem muitos benefícios de trabalhar com nano-influenciadores, especialmente em mercados emergentes.

Em 2023, houve uma mudança nessa tendência, com os perfis nano caindo um pouco e os microinfluenciadores ganhando força. Assim, os nano-influenciadores se tornam mais procurados e acabam sendo promovidos à microinfluenciadores.

Há novos comportamentos no Marketing de influenciadores da América Latina.  O número de perfis do Instagram que atendem aos critérios de influenciadores estabelecidos, aumentou. Por isso, é normal  que os profissionais de Marketing procurem aumentar o seu potencial, colaborando com criadores de conteúdo a fim de aproximar o públicos-alvo de seus produtos.

Se colocarmos uma lupa sobre essa tendência para um mercado maior, podemos estimar um aumento de perfis de todas as categorias.

Essa mudança está virando um negócio entre criadores de conteúdo e seus patrocinadores. As marcas precisam cada vez mais deles.

Quanto ao relacionamento com os profissionais de marketing, os influenciadores terão mais relevância, pois as marcas precisam destas pessoas para construir uma comunidade forte em torno da sua marca.