O exercício físico no Brasil: uma excelente notícia para o mercado esportivo

Jul 04, 2023

Segundo pesquisas, 66% dos brasileiros não gostam de se exercitar, mas todos estes também afirmam saber que atividades físicas regulares fazem bem à saúde.

Os brasileiros estão divididos em dois grupos, quando falamos sobre o modo com que enxergam a atividade física: 48% admitem não ter disciplina e 41% afirmam não se sentir bem sem se exercitar regularmente.

Mas a prática esportiva está presente até nos que procrastinam. E quando analisamos quais esportes as pessoas mais praticam, 21% fazem caminhadas, 14% futebol e 10% corrida.

O mais interessante é que, mesmo quem não pratica devidamente ou procrastina o exercício, busca a sensação de ser um atleta. Como eles buscam isso? Se vestindo como um.

Por isso, a Nike, Adidas e Puma focam no chamado “atleta casual“ brasileiro sendo as 3 marcas mais procuradas no país.

Com todo o investimento em marketing desde muitos anos, a Nike lidera, tendo um público de quase três milhões de pessoas. Como se chega a este número: com excelentes estratégias de marketing, distribuição ampla e presença dos produtos nas principais plataformas de e-commerce especializadas em esportes (apesar de todas estas marcas ainda terem seus sites próprios). São as plataformas especialistas a Netshoes (acumulou 12.9 milhões de visitantes únicos em abril), a Centauro e a Decathlon.

Outra questão é a performance de influenciadores esportivos nas redes sociais. São milhões de seguidores em figuras individuais e em canais esportivos, garantindo altos níveis de audiência.