HTTPS e não mais HTTP

Abr 08, 2021

Em um passado não muito distante, precisávamos digitar "www" para acessar um site. Mas agora o Chrome quer transformar esse acesso direto a URLs em um elemento que faça com que os acessos a eles sejam mais seguros.

A partir da versão 90 de seu navegador, o Google passará a usar HTTPS como o protocolo padrão, isso sempre que você não especificar qual quer usar no prefixo da URL.

Essa ideia de impor o HTTPS já é um movimento antigo do Google que preza pelo protocolo seguro. O Google já trabalha nisso há alguns anos dando alertas sempre que dados estão sendo inseridos em sites sem o prefixo ou mesmo reduções no rankeamento de sites sem esse perfil.

Essa ideia já tem dado frutos:  mais ou menos 82% dos sites disponíveis na internet já usam o HTTPS como protocolo padrão. Com a implementação do novo sistema, páginas que ainda estão no antigo HTTP ficarão mais difíceis de serem acessadas. Então, será muito importante aderir ao HTTPS.

Agora o Google está em fase de testes, mas chegando ao final, quando o Chrome 89 chegar a todos os usuários. Dando certo, a ideia é que a edição 90 do navegador chegue agora, neste mês de abril, tornando o HTTPS como o destino padrão.

Então, como está o seu site? HTTP ou HTTPs? Se precisar de ajude, fale com a gente.