Google Ads: o IA generativa para anúncios

Mai 08, 2023

Assim como outras empresas de tecnologia, o Google avisou que tem planos de adotar a inteligência artificial generativa nos próximos meses.

A ideia é usar IA para gerar anúncios exclusivos, mas baseados em materiais fornecidos por profissionais de marketing. Esta nova tecnologia será incorporada ao Performance Max que é um programa da empresa de busca que foi lançado em 2020. Ele utiliza algoritmos para determinar várias decisões de marketing na plataforma.

O Google acredita que o uso da IA permite uma nova abordagem na criatividade, permitindo a criação de campanhas mais bem elaboradas, e vai funcionar assim: os anunciantes poderão enviar conteúdo criativo, incluindo imagens, vídeos e textos e a IA generativa utilizará esses materiais para gerar anúncios. Embora pareça mágico, simples e rápido, há uma preocupação de que a ferramenta possa propagar desinformação, já que o texto gerado pela IA pode afirmar conteúdos falsos em tom confiável, pois a IA não tem uma compreensão da verdade.

Porém, o Google afirma que está dotando medidas rígidas para evitar tais erros, mas não sabemos como ele está fazendo isso.

Na teoria, a integração da IA generativa no Google Ads oferece maior potencial de criatividade nas campanhas. Com a utilização de conteúdo gerado por IA, se pode ter anúncios personalizados que atingem públicos e alcançam objetivos. A conclusão é que se pode ter taxas de conversão melhores e estratégias de marketing mais eficazes, sendo mais competitivo em um cenário que não para de evoluir.