Facebook e o IOS 14

Fev 19, 2021

Facebook e Apple estão tendo uma nova discussão. A mãe das redes sociais está criticando abertamente a Apple em relação a uma implementação que diz respeito a anúncios no iOS 14.

Esta mudança é assim: aplicativos terão que solicitar autorização do usuário para coletar o Advertising Identifier que, para quem não sabe, trata-se de um código que permite ao anunciante identificar um aparelho. Esta informação, combinada a outras informações coletadas como hábitos de navegação dentro das redes sociais, identifica individualmente um usuário para que o anunciante entregue anúncios altamente personalizados a ele.

O que o Facebook acha disso? Ele afirma que a mudança vai gerar um impacto negativo nas pequenas empresas que estão lutando para se manter firme em uma internet livre. O Facebook divulgou o seu ponto de vista através da criação deste site: “Speak Up For Small Businesses

Neste site, o facebook faz uma crítica explícita à Apple, apontando que o motivo da mudança no comportamento de anúncios no iOS 14 é  para gerar lucro e não privacidade. Ou seja: sem a capacidade de entregar anúncios personalizados, pequenas empresas terão de usar assinaturas e outros pagamentos dentro dos apps para conseguir renda e isso beneficia a Apple, afinal, esta fica com um percentual das vendas.

O Facebook também deixou claro que a Apple não está jogando por suas próprias regras, já que sua plataforma de anúncios não é afetada. Seus estudos mostram que, sem anúncios personalizados baseados em seus próprios dados, pequenas empresas podem ter uma redução de até 60% nas vendas vindas de anúncios.

Apesar de discordar da Apple com clareza, o Facebook já avisou que não tem outra opção a não ser seguir as regras e mostrar a tela de autorização antes de exibir anúncios no iOS 14. Se o Facebook não fizer isso, a Apple irá banir o Facebook da App Store. Isso prejudicaria  mais ainda as empresas que dependem dos serviços da rede. São milhões de empresas que utilizam a plataforma para crescer.

Aqui, reproduzimos a resposta da Apple em uma declaração ao site MacRumors:

“Acreditamos que é simplesmente uma questão de defender nossos usuários. Eles devem saber quando seus dados estão sendo coletados e compartilhados entre outros apps e sites – e devem ter a escolha de permitir isso ou não. O App Tracking Transparency no iOS 14 não requer que o Facebook mude sua abordagem quando ao rastreamento de usuários ou criação de anúncios personalizados. Ele simplesmente dá aos usuários uma escolha”.

A Apple alega que o rastreamento é invasivo, por isso ela acredita que os usuários têm o direito de fazer escolhas quanto às permissões que darão aos apps. Além disso, a Apple deu a dica: desenvolvedores, como o Facebook, poderão editar parte do texto que aparece na janela de permissão para explicar aos usuários porque deveriam permitir o rastreamento ao exibir anúncios no iOS 14. Ou seja: faça um texto persuasivo e tente convencer!

E mais: nas configurações do sistema os usuários poderão ver quais apps pediram permissão de rastreamento ao exibir anúncios no iOS 14, e modificar estas permissões como quiserem. E a Apple já avisou: apps que violarem as diretrizes da App Store relacionadas a esta mudança serão removidas da loja.

Concluindo: esta mudança é fato e a Apple afirmou que tal decisão para os anúncios no iOS 14 sendo discutida há anos, e que será aplicada a todos os desenvolvedores, sem exceção. Tão sem exceção, que incluiu a si mesma.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente que esclarecemos tudo.