E o e-mail marketing?
Existe uma dúvida comum: se o e-mail marketing ainda funciona. Isso porque a gente lembra de quanto spam cai na nossa caixa, de quanta coisa que não nos interessa chega até nós. Mas mesmo que você pense o contrário, a gente afirma: o e-mail marketing é uma excelente ferramenta. Entenda o porquê:
- a) 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de e-mail
- b) sabe quantos chegam a caixa de entrada seis vezes ou mais todo dia? 72%
- c) quem recebe uma newsletter por e-mail gasta 83% mais do que os que não se cadastraram
- d) 75% dos usuários utilizam o e-mail para uso comercial
- e) 44% das pessoas que recebem e-mails promocionais fazem, ao menos, uma compra
- f) 82% dos consumidores abrem e-mails de empresas
- g) a cada 1 real investido, R$44,25 é o retorno médio na estratégia de e-mail marketing
Mas o segredo não é apenas enviar o e-mail marketing, mas fazer um e-mail relevante, encantador, irresistível, além de obter interações e manter uma lista de e-mails crescente. Lembre-se de não fazer spam.
Mas vem a pergunta: quais os benefícios reais de fazer um EMM? Ele é uma forma econômica e sustentável de comunicação; é prático, pois é possível automatizar o envio; permite fazer campanhas mais eficientes. E um bom EMM se comunica com seu cliente ou lead e ainda é excelente para divulgação e promoções relâmpago.
E quais as ferramentas para fazer um? São diversas, como o
E-Goi, o MailChimp, o Get Reponse e o AWeber.
Mas nunca esqueça do conteúdo. Já dissemos que tem que ser atrativo e relevante. Para isso, uma dica de uma regrinha: a de Pareto, mais conhecida como “Regra 80/20”, ou seja, seu público deve receber suas campanhas e entender 80% como conteúdo e 20% como propaganda.
E também não exagere na frequência de envios. Procure um equilíbrio entre um número de envios que cumpra seus objetivos.
Vamos começar? Estamos aqui para ajudar você a ter e-mails marketing adequados e irresistíveis.