Dark store: você sabe o que é?
Dark store é um local que fica em centros urbanos, uma loja onde o consumidor não tem acesso. Trata-se de um minicentro de distribuição para agilizar o processo de entrega de um produto (quando estamos falando em e-commerce).
Por que elas estão hoje em centros urbanos? No e-commerce varejista, os centros de distribuição estão em locais mais afastados da cidade e, por isso, causam um problema: a entrega demora mais para chegar na casa do cliente. Mas quando a dark store está em um centro urbano, uma marca pode ser mais ágil, além do item também poder ser retirado no local.
Essa aproximação pode impactar positivamente na finalização da compra, pois um dos principais motivos do abandono do carrinho no e-commerce é o frete e o prazo para receber o produto. Quem entra para comprar quer logo o seu produto em mãos, sabemos disso.
Foi pensando nisso que as dark store foram criadas: na ansiedade do cliente e na economia na entrega. A boa notícia é que esta loja fantasma não funciona somente para o varejo on-line, mas também para o delivery que são as dark kitchens que tem sido muito econômicas para o empresário.
Por exemplo: você quer abrir uma sanduicheria. Você precisa encontrar um local, decorá-lo, criar a fachada, equipar a cozinha, criar um cardápio físico, além de muitas outras questões. Em uma dark kitchen, o investimento inicial será em equipamentos numa cozinha comunitária e as tecnologias digitais para divulgação e compra on-line.
Então, se você está pensando em abrir um negócio, pense nas dark stores. Avalie bem esta possibilidade que está facilitando a vida de diversas empresas no Brasil.