Conversas por áudio: o Clubhouse

Fev 23, 2021

Você já deve ter ouvido falar no app que ganhou muitos usuários no último mês. E sobre a polêmica de ser exclusivo para iPhone. Está sendo um case. As buscas pelo app no Google cresceram 525% em uma semana. Muitas personalidades nacionais e internacionais

como Boninho – que entrou para conversar sobre o BBB - , Oprah Winfrey e Ashton Kutcher já estiveram por lá.

E como funciona o Clubhouse?

Ele é baseado em áudio, com diversas salas de bate-papo com duração pré-determinada. Não existem fotos ou vídeos, a não ser as imagens do perfil de cada usuário. Lá dentro tudo acontece em tempo real e não é possível reproduzir conteúdos antigos.

Os ambientes tem sido definidos por temas, mas também se pode criar espaços não-temáticos para falar de vários assuntos.

Nas salas menores, todos os participantes podem ficar com o microfone aberto, mas isso tem que ser autorizado pelo moderador.

Nos eventos maiores funciona assim: um moderador controla o fluxo da conversa e é possível pedir para falar com um emoji de "mão levantada". Ou somente o criador da sala fala, como se fosse uma palestra.

O limite para ouvintes é de 5 mil pessoas ao mesmo tempo.

 

Mas como consigo um convite?

Por enquanto grande dilema para quem tem Android, é que o Clubhouse só está disponível para iPhones e, além disso, é preciso ser convidado para entrar.

Então se você tem um iphone, basta baixar o app e entrar em uma lista de espera, que é sincronizada com os contatos do celular. Caso algum amigo já esteja dentro da plataforma, ele consegue permitir a sua entrada e de mais um contato (é possível convidar somente 2 pessoas incialmente, mas se a interação aumenta, a rede libera mais convites).

 

Clubhouse crescendo sem limites

Elon Musk foi um dos fatores. O bilionário participou de uma conversa inesperada no app,um evento chamado “The Good Time Show”, comandado pelo casal Sriram Krishnan e Aarthi Ramamurthy. Isso foi no dia 31 de janeiro.

Musk falou sobre criptomoedas, distribuição de vacinas e até sobre colonização de Marte. Depois disso, ele convidou o presidente-executivo da plataforma de investimentos Robinhood para falar.

Esta sala rapidamente alcançou o limite de 5 mil ouvintes. Desde então, o interesse disparou.

 

Clubhouse na China

No Clubhouse, usuários chineses tiveram a oportunidade de conversar sobre temas que são censurados nas redes sociais da China.

Mas como o áudio dos bate-papos dos usuários no aplicativo não é gravado, permite privacidade.

Por isso, convites estavam sendo vendidos no marketplace de produtos usados Idle Fish e na Alibaba. Aí esse interesse pelo app chamou a atenção do governo chinês. Por isso, muitos usários avisaram que não estavam mais conseguindo entrar. Ou seja: a China censurou.

 

Os criadores da criatura

O app foi criado por duas pessoas: Rohan Seth que é ex-funcionário do Google, e Paul Davidson, empresário do Vale do Silício.

Os fundadores se conheceram em 2011 e experimentaram várias ideias até chegar ao que viria a ser o Clubhouse, lançado em março de 2020. Eles descrevem o aplicativo como um "novo tipo de produto social baseado na voz, permitindo que pessoas em todos os lugares falem, contem histórias, desenvolvam ideias e criem amizades ao redor do mundo".

 

Então, vamos experimentar? Quem sabe esta rede seja um local promissor para o seu negócio em breve?