As tendências do marketing de mídias sociais para 2022

Nov 29, 2021

 A pandemia foi um fator que aumentou muito o uso das redes sociais no últimos dois anos. Mais de 20 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra virtual durante este período.

Durante 2020 e 2012 também nasceram novos aplicativos e novos recursos adaptados à nova realidade, assim uma nova forma de nos comunicar ficou mais evidente através do WhatsApp.

E faz pouco que o Facebook virou Meta, o Twitter lançou um pacote de recursos premium, o Instagram está preparando um serviço de assinatura,  e o Youtube está retirando a contagem pública de seu botão ‘dislike’. Ou seja: este universo é muito dinâmico, tudo muda de um dia para o outro. Tudo depende do usuário e suas relações neste universo digital.

Então, aqui trouxemos uma lista de cinco tendências do marketing de mídias sociais para o próximo ano. Vamos lá:

  1. Postagens permanentes são mais eficazes do que as efêmeras.

As postagens padrões, aquelas que são fixas no feed das redes sociais são mais eficazes do que o conteúdo que sai do ar depois de um tempo (story, por exemplo). Essas postagens permanentes podem ser vistas depois e criam a história da marca. Ou seja: capriche no que fica para que qualquer usuário possa consultar: seja atemporal e mantenha vivo ali o DNA da sua marca.

  1. Quanto mais dados, melhor.

A métrica da fonte de dados disponível é muito importante. Temos certeza: não é possível fazer um marketing competitivo sem a medição de dados.

  1. Vídeos curtos seguem dando bons resultados.

Divulgar conteúdo através de vídeos curtos no TikTok, Stories do Instagram e YouTube Shorts é uma boa estratégia. Vídeos comunicam rapidamente e mostram a voz da marca. Vale muito investir.

  1. Utilize novos canais para distribuir seu conteúdo.

Você deve sempre tentar alcançar pessoas com quem você não estava conversando. Assim você amplia público. Então adapte o mesmo conteúdo para outros canais que ainda não utilizava.

  1. Marketing de Influência

Muitas grandes empresas já consideram os influenciadores como parte importante de suas estratégias de marketing. E isso vai continuar. Os influenciadores já têm um público cativo e engajado. Mas tem que saber escolher o influenciador, ele precisa ter a ver com o seu negócio e tem que parecer gostar genuinamente do seu produto.

Mas tem uma coisa muito importante além de ficar de olho em novas redes e novas possibilidades: a produção de conteúdo. Isso é expandir o seu alcance com relevância.  E sempre medir. Então esteja sempre atento e trabalhe com qualidade e você terá resultados excelentes no ano que vem aí.