Adolescentes preferem TikTok (mas Reels e Shorts também são sucesso)

Dez 04, 2023

A Geração Z tem suas preferências, quando falamos de mídias sociais. O TikTok segue na frente, mas os seus principais rivais - Reels e Shorts - estão pertinho. Estes são os dados do Forrester’s 2023 Youth Survey que pesquisou cerca de 5.000 adolescentes norte-americanos com idades entre 12 e 17 anos, entre julho e setembro.

Há uma queda de um ponto na porcentagem de adolescentes que usam o TikTok pelo menos uma vez por semana, de 69% em 2022 para 68% em 2023. Mas a taxa de uso semanal ainda é muito superior aos 63% registrados antes.

E para essa geração, o TikTok também está na frente de um de seus fortes concorrentes, o YouTube, mas isso aconteceu pela primeira vez. No YouTube o uso semanal entre adolescentes caiu três pontos ano após ano (ano a ano), para 66%. O resultado? O TikTok na liderança.

 A chave para este sucesso são os vídeos curtos. São 150 milhões de usuários ativos mensais nos EUA com média de 1,5 horas por dia no app. Por isso, profissionais de marketing estão crescendo seus investimentos na plataforma, quando seu público se encaixa nesse perfil.

E foi o TikTok que fez com que “cópias” surgissem no mercado: o Instagram desenvolveu Reels e o YouTube criou os Shorts. E como os vídeos curtos já eram sucesso no TikTok, as novas alternativas foram na onda. Os Reels tiveram um aumento de 11 pontos em relação ao ano anterior no uso semanal para 30%. Os Shorts do YouTube também tiveram um aumento: foram seis pontos, para 15%.

Mas, de acordo com a Forrester, o TikTok não compete com Reels e Shorts que estão cada vez mais integrados às interfaces de seus respectivos aplicativos. Ou seja: o TikTok está competindo com o Instagram e o YouTube.

Um dado novo é a participação do IA no crescimento dos Reels. Eles são impulsionados pelo algoritmo de recomendação baseado no IA da Meta.

Por isso, a dica é não apostar só no TikTok, mesmo que ele seja líder. Os concorrentes estão, constantemente, inovando para não ficar muito atrás. Diversificar é sempre uma excelente alternativa.