A Inteligência Artificial conversacional

Abr 05, 2022

A vida cotidiana não existe mais sem a inteligência artificial. Se você prestar a atenção, ela já está na sua vida. Nas plataformas de streaming, nos serviços de pós-venda, nos atendimentos ao cliente, há a presença da IA.  É que diante das exigências dos consumidores que estão cada vez mais autônomos e com poder em suas mãos, a IA Conversacional é a uma ferramenta indispensável que traz muitos benefícios.

Segundo estudos, no último ano, 84% dos consumidores experimentaram interações conversacionais por meio de novos canais de comunicação com as marcas. Somente o WhatsApp que todos conhecemos, apresentou um crescimento de 118%. Por isso, vamos listar aqui porque o IA é o futuro (e o presente):

Dar continuidade aos negócios – O IA é a ferramenta perfeita para oferecer ao cliente o contato automatizado e personalizado na relação com ele durante a sua experiência de compra. É possível, também, analisar o sentimento do cliente no pós-venda, e mantê-lo por perto.

Vínculo com o cliente – Com o IA você pode analisar a concorrência para oferecer melhores experiências. Não importa se é através de um robô, o que importa é estar presente. É possível encantar e fidelizar o seu cliente, auxiliando-o imediatamente, escutando as suas dores e desejos. Os consumidores tem valorizado muito a experiência de compra.

A onipresença dos chats – Somente porque existe a IA Conversacional, todos os canais de comunicação estão à disposição do usuário durante as 24 horas, todos os dias.  Assim, o consumidor não se sente desamparado, ele tem suporte em diferentes canais. E todos esses dados a partir dessas interações, podem ser centralizados, facilitando o funcionamento do serviço e melhorando as experiências. Não se aceita mais lentidão e incompetência.

Dados seguros – Ataques cibernéticos existem, mas é preciso oferecer transações seguras protegendo os dados dos clientes no atendimento em canais digitais. É necessário ter uma política de gestão em cumprimento das normas de privacidade.

Então, você dispõe de IA no seu negócio? Se ainda não, busque esta tecnologia. Ela já é obrigatória neste mundo onde o consumidor tem poder de escolha.