A importância do engajamento

Jul 04, 2023

Chegou um tempo em que não basta produzir algum conteúdo, tem que haver particiapação do público. A informação e muitos conteúdos disponíveis desenvolvem uma atenção pobre. Não há profundidade e tempo para um pensamento sobre o que lemos ou vemos. É assim o dia-a-dia da maioria das pessoas diante das redes sociais com nossos celulares em mãos que, hoje, está em 99,5% das casas dos brasileiros.

Por isso, no cenário mercadológico, esta conexão permite potenciais interações que vão até a compra de produtos ou serviços. Por isso, o conteúdo precisa implicar uma experiência imersiva para que o público participe. Não basta somente chamar a atenção.

 O conteúdo que faz a pessoa interagir é uma excelente ferramenta que pode alavancar engajamento e também pode ser o centro de um relacionamento profundo e prolongado. E para que isso aconteça com uma marca, não basta um orçamento de marketing alto, o que é necessário é criatividade e pesquisa.

Poucas conseguem fazer uma conexão de verdade e prolongada, pois há uma “chuva” de informações e concorrentes tentando, de todas as formas, bombardear consumidores.  Mas as que conseguem criar e manter um elo catalisam vendas, receita e crescimento. Por isso o engajamento é muito importante.

Como exemplos de ações que engajam, temos as postagens interativas, como questionários, enquetes, jogos que podem ultrapassar as fronteiras das redes sociais, levando o potencial consumidor pra outras páginas com mais conteúdos, promovendo experiências.

Encantar o público assim faz com que a interação aconteça, pois as pessoas querem participar cada vez mais do mundo das marcas que escolhem. Experiências mais reais aprimoram as relações, fazem com que os clientes tenham fidelidade. E os fiéis fazem o “boca a boca”: recomendam o que escolheram e gostaram.